Tá sem passaporte? Conheça 9 países viajando apenas com seu RG

  • 6/07/2017
  • 0 comentários
  • Por: Guilherme Goss De Paula

Vira e mexe e a novela se repete nas manchetes: Polícia Federal suspende a emissão de passaportes.

O motivo, geralmente calote do governo, não vamos discutir aqui, mas as consequências podem ser trágicas. Já imaginou se isso acontece justamente quando você está próximo de realizar aquela tão sonhada viagem para o exterior? Pois é… Para evitar que isso aconteça, previna-se como eu:

SEMPRE esteja com seu passaporte válido e RENOVE-O com bastante antecedência – cerca de 6 a 8 meses é o período ideal

Mas por que renovar com tanta antecedência? Alguns países exigem que o passaporte de seus visitantes tenha uma validade de até 6 meses a partir da data de entrada – e você não vai querer ser surpreendido por uma regrinha dessas, não é mesmo?

Mas vamos supor que você esteja SEM passaporte. Tem como ir para o exterior sem esse documento? Tem, sim! Alguns de nossos países vizinhos não exigem o passaporte para brasileiros e, portanto, para esses países (e somente para esses) você pode viajar com seu RG (e não tente usar outro documento) em bom estado e emitido, no máximo, há 10 anos.

  1. Uruguai

    Você poderá deliciar-se nas praias uruguaias, conhecer o interior, arriscar a sorte em Punta Del Este, visitar a capital Montevidéu e chegar até Colónia del Sacramento. E da Colónia ainda pode pegar um barco para o destino número 2.

  2. Argentina

    Tá aí um destino com muitas possibilidades: descubra a cosmopolita Buenos Aires, admire as baleias da Península Valdez, aventure-se no fim do mundo em Ushuaia, impressione-se com a geleira Perito Moreno do ladinho da aconchegante El Calafate, esquie em Bariloche e experimente os vinhos de Mendoza.

  3. Chile

    De norte a sul, o Chile é um país encantador. Desbrave os Lagos Andinos, conheça a capital Santiago e seus arredores, inclua Viña del Mar e Valparaíso, aventure-se pelo maravilhoso Deserto do Atacama, surfe em Iquique e Arica ou ainda se jogue para a Ilha de Páscoa.

  4. Paraguai

    Vá muito além das compras! Se Pedro Juan e Ciudad del Este são antigas conhecidas dos brasileiros, o resto do país permanece esquecido por muitos. Aproveite para aprofundar seu conhecimento sobre este belo país e conhecer o agito da capital Asunción, a região de Misiones e seus museus, a atraente Encarnación e a as belezas selvagens do Chaco.

  5. Bolívia

    Surpreenda-se com a magnitude do Salar de Uyuni, perca o fôlego com a beleza (e a altitude) de La Paz, aprecie as deliciosas trutas do Titicaca em Copacabana, divirta-se em Santa Cruz de La Sierra.

  6. Peru

    É difícil resumir um país como o Peru. Encante-se com as tradições de Puno e do arquipélago de Los Uros, conheça Arequipa, curta Cuzco e tente desvendar Macchu Pichu, perca-se em seus pensamentos em Nazca, aproveite para praticar sandboard em Ica, apaixone-se mil vezes por Lima, aventure-se em Huaráz e conheça as civilizações de Trujillo.

  7. Equador

    Se você nunca imaginou ir ao Equador, eu aconselho: vá! Cuenca é uma das cidades mais lindas que eu já estive, Quito se multiplica a cada esquina, a região de Otavalo oferece diversas atrações naturais e seus povos indígenas conservam suas tradições. É sensacional.

  8. Colômbia

    De qual Colômbia vamos falar? Las Lajas abriga uma das catedrais mais espetaculares de todo o mundo, Bogotá possui um acervo artístico e cultural riquíssimo, Cali esquenta o país com a Salsa ou, pra quem não dança, pode se esquentar ao sol do caribe colombiano: Cartagena, Santa Marta e o Parque Tayrona são imperdíveis.

  9. Venezuela

    Bom, este último país eu ainda não conheço – aliás tive que cancelar a ideia de conhecê-lo pois quando estava ali pertinho o país já estava nessa crise brava que vem enfrentando. Por questões de segurança, escassez de produtos básicos, entre outros motivos, não a sugiro como opção de viagem atualmente mas, no entanto, também é um país que não exige o passaporte para brasileiros. Quando a situação se acalmar, será um prazer conhecer a capital Caracas, curtir as praias da Isla Margarita ou Los Roques, a incrível cachoeira Salto Ángel – a mais alta do mundo -, entre outros atrativos.

    Brasil

    Bom, nosso país eu nem contabilizei porque todos sabem que não é necessário passaporte para viajar por ele. Mas é sempre um ótima opção programar viagens para conhecer nosso grande e belo país.

Vai viajar? Não importa o destino: faça seu seguro viagem!

Lembre-se: você poderá viajar com seu RG para qualquer um desses países desde que ele esteja em bom estado de conservação e tenha sido emitido há, no máximo, 10 anos.

Nenhum outro documento será aceito além do seu passaporte válido ou RG.

Gostou do post? Tem alguma dúvida ou sugestão a fazer? Utilize o campo de comentários ao fim desse post!! =)


Reserve seu hotel pelo Booking.com
Alugue seu carro pela Rentcars
Viaje sempre protegido com Intermac Seguros
Evite filas comprando antecipadamente seus ingressos e passeios pelo Viator
Prefere uma ajuda profissional para sua viagem? Entre em contato com a Reisen Turismo

Ao utilizar esses links, você ajuda o blog a crescer sem pagar nada a mais por isso!





Booking.com


 

Guilherme Goss De Paula

Nascido em Tupã, no interior de São Paulo, sua primeira experiência internacional foi um intercâmbio na Alemanha - onde despertou seu interesse por conhecer o mundo. Trabalhou com turismo nos EUA, no Amazonas e em Santa Catarina. Graduou-se em Turismo e Hotelaria e abriu sua própria agência de viagens. Sempre em busca de novos destinos, acumula passagens por mais de 60 países. Como escritor-viajante, já participou de diversas edições dos guias O Viajante, além de ser colaborador voluntário dos sites TripAdvisor e Mochileiros.com. Sua melhor viagem é sempre a próxima!


Deixe uma resposta

Inline
Inline