Bali tem duas grandes características: as ondas (para os surfistas) e os templos (para os não-surfistas). Certo? Não!! Claro que isso é brincadeira, a ilha tem muito mais a oferecer que ondas e templos mas eu, que sou da turma dos não-surfistas, aproveitei meu tempo para visitar alguns dos melhores e mais interessantes templos de Bali.
É um trabalho árduo escolher apenas sete, considerando que a ilha tem uns mil templos – ou seriam dez mil? Pesquisei mas não encontrei respostas convincentes sobre o número exato mas, o que importa é conhecer os templos de Bali – quantos você puder!
7 templos de Bali que vão te deixar de boca aberta
1. Uluwatu
O templo de Uluwatu está localizado no extremo sul da ilha, à beira de um penhasco de 70 metros de altura – o que lhe garante um visual formidável. O templo é bastante conhecido por seus macacos ladrões, que pegam objetos dos visitantes e levam embora (portanto, cuidado com seus pertences).
Eu cheguei lá num final de tarde para acompanhar o pôr do Sol, que é um espetáculo à parte. Mas, como se pode imaginar, nesse horário o templo costuma ficar abarrotado de gente e para caminhar ou fotografar o templo não é o melhor horário. Além disso, os shows de dança Kecak ocorrem diariamente às 18 horas dentro da área do templo.
Recomendo chegar de manhã se quiser ter o templo só pra você ou por volta das 16 horas pra poder ver o templo com calma, caminhar de um lado ao outro admirando a paisagem, assistir ao pôr do Sol e, se quiser, completar o passeio com o show Kecak (aliás, tô escrevendo um post sobre o show – em breve você poderá clicar aqui para ler).
Entrada: Rp. 30.000 / Sarongs são entregues na entrada gratuitamente (depois tem que devolver!)
2. Tirta Empul
Seu nome significa “Fonte Sagrada” e, por isso, centenas de pessoas o visitam todos os dias a fim de realizarem rituais de purificação em suas águas. A maior parte das pessoas que entram nos tanques é composta por locais, mas também há turistas que experimentam a sensação – devidamente instruídos pelos seus guias. Eu gostaria muito de ter entrado mas sem guia, sem roupa pra trocar e com pouco tempo, não rolou.
Entrada: Rp. 15.000 / Sarongs são emprestados na entrada gratuitamente (mas não pode molhar)
3. Tanah Lot
Este é um dos mais visitados templos de Bali. Seu nome significa “terra no mar”, pois é exatamente assim representado: um templo sobre um rochedo no mar. Sua plasticidade é incrível e o pôr do Sol é memorável. O único inconveniente (assim como nos outros templos) é a grande quantidade de pessoas e um esquema de som, que lembra o de uma rodoviária, fazendo anúncios o tempo todo. Para evitar o tumulto, melhor subir as escadas e chegar até um grande mirante, onde ficam os restaurantes – durante minha visita, no fim da tarde, os restaurantes estavam praticamente vazios – peça sua Bintang, um aperitivo e relaxe assistindo ao pôr do Sol.
Entrada: Rp. 60.000 / Não há controle de vestimenta nas áreas ao redor do templo
4. Batuan
Este pode não ser um dos mais impressionantes (visualmente falando), mas é importante, respeitado e um dos mais antigos de Bali – construído no ano de 1.020, afirmam os guias locais. Além disso, uma paradinha nele é inevitável, visto que ele se localiza na estrada principal que liga Dempassar a Ubud.
Entrada: doação voluntária / Sarongs são emprestados gratuitamente
5. Taman Ayun
Localizado em Mengwi, a tradução de seu nome, segundo meu motorista (confirmei depois), é “jardim bonito” – e realmente o é. Mas, pra ser sincero, o que mais me impressionou foram seus Meru, essas torres com “casinhas” sobrepostas que possuem um importantíssimo valor religioso para os hindus.
Entrada: Rp. 20.000 / Não precisa de sarong
6. Goa Gajah
Literalmente “caverna do elefante”, embora não haja nenhum elefante dentro da caverna. Nem fora. Conta a história que a imagem esculpida ao redor da caverna seria a de um elefante mas, no entanto, descobriu-se que a imagem era de um demônio – tarde demais para trocar o apelido.
Entrada: Rp. 20.000 / Sarongs são emprestados gratuitamente
7. Ulun Danu
Cercado pelas águas calmas do lago Beratan, no norte da ilha, este templo repousa tranquilamente enquanto seus visitantes tentam encontrar o ângulo estampado nas notas de 50 mil rúpias. Ostentando seu meru de onze níveis, ele é dono de uma plasticidade peculiar. Interessante também é presenciar as cerimônias comumente feitas nos outros templos do complexo.
Entrada: Rp. 50.000 (se quiser tirar a foto clássica com a nota na mão, assegure-se de ter outra na carteira… rs) / Não há restrição de vestimenta
E aí, qual templo você mais gostou? Já conhece Bali? Tem algum templo preferido? Deixe seu comentário!! 🙂
Agora que você já os conhece, dê uma olhadinha no mapa para começar a planejar as suas visitas:
Saiba mais sobre Bali
O que fazer em Bali e nas ilhas Gili? Veja meu roteiro de 20 dias pela Indonésia
Conheça o Grand Whiz Hotel em Nusa Dua (Bali, Indonésia)
The Laguna, a Luxury Collection Resort & Spa (Nusa Dua, Bali)
Ilhas Gili, como escolher seu paraíso na Indonésia?
Assista aos nossos vídeos na Indonésia!
É isso aí, viajante! Antes de ir para outro post, deixe seu comentário, dúvida, dica, crítica, sugestão ao final da página. Responderemos com o maior prazer!
Salve os Pins e siga também nosso Pinterest!
Para a sua viagem
Reserve seu hotel pelo Booking.com
Alugue seu carro pela Rentcars
Compre seu chip internacional Mysimtravel
Viaje sempre protegido por um Seguro Viagem (usando o cupom INVETERADO5 você terá 5% de desconto)
Evite filas comprando antecipadamente seus ingressos e passeios pelo Viator, GetYourGuide ou TourOn
Solicite uma ajuda profissional para sua viagem! Entre em contato com a Reisen Turismo!Ao utilizar esses links, você ajuda o blog a crescer sem pagar nada a mais por isso!
[instagram-feed num=6 cols=6 width=100 widthunit=%]