Bali tem duas grandes características: as ondas (para os surfistas) e os templos (para os não-surfistas). Certo? Não!! Claro que isso é brincadeira, a ilha tem muito mais a oferecer que ondas e templos mas eu, que sou da turma dos não-surfistas, aproveitei meu tempo para visitar alguns dos melhores e mais interessantes templos de Bali.
É um trabalho árduo escolher apenas sete, considerando que a ilha tem uns mil templos – ou seriam dez mil? Pesquisei mas não encontrei respostas convincentes sobre o número exato mas, o que importa é conhecer os templos de Bali – quantos você puder!
O templo de Uluwatu está localizado no extremo sul da ilha, à beira de um penhasco de 70 metros de altura – o que lhe garante um visual formidável. O templo é bastante conhecido por seus macacos ladrões, que pegam objetos dos visitantes e levam embora (portanto, cuidado com seus pertences).
Eu cheguei lá num final de tarde para acompanhar o pôr do Sol, que é um espetáculo à parte. Mas, como se pode imaginar, nesse horário o templo costuma ficar abarrotado de gente e para caminhar ou fotografar o templo não é o melhor horário. Além disso, os shows de dança Kecak ocorrem diariamente às 18 horas dentro da área do templo.
Recomendo chegar de manhã se quiser ter o templo só pra você ou por volta das 16 horas pra poder ver o templo com calma, caminhar de um lado ao outro admirando a paisagem, assistir ao pôr do Sol e, se quiser, completar o passeio com o show Kecak (aliás, tô escrevendo um post sobre o show – em breve você poderá clicar aqui para ler).
Entrada: Rp. 30.000 / Sarongs são entregues na entrada gratuitamente (depois tem que devolver!)
Seu nome significa “Fonte Sagrada” e, por isso, centenas de pessoas o visitam todos os dias a fim de realizarem rituais de purificação em suas águas. A maior parte das pessoas que entram nos tanques é composta por locais, mas também há turistas que experimentam a sensação – devidamente instruídos pelos seus guias. Eu gostaria muito de ter entrado mas sem guia, sem roupa pra trocar e com pouco tempo, não rolou.
Entrada: Rp. 15.000 / Sarongs são emprestados na entrada gratuitamente (mas não pode molhar)
Este é um dos mais visitados templos de Bali. Seu nome significa “terra no mar”, pois é exatamente assim representado: um templo sobre um rochedo no mar. Sua plasticidade é incrível e o pôr do Sol é memorável. O único inconveniente (assim como nos outros templos) é a grande quantidade de pessoas e um esquema de som, que lembra o de uma rodoviária, fazendo anúncios o tempo todo. Para evitar o tumulto, melhor subir as escadas e chegar até um grande mirante, onde ficam os restaurantes – durante minha visita, no fim da tarde, os restaurantes estavam praticamente vazios – peça sua Bintang, um aperitivo e relaxe assistindo ao pôr do Sol.
Entrada: Rp. 60.000 / Não há controle de vestimenta nas áreas ao redor do templo
Este pode não ser um dos mais impressionantes (visualmente falando), mas é importante, respeitado e um dos mais antigos de Bali – construído no ano de 1.020, afirmam os guias locais. Além disso, uma paradinha nele é inevitável, visto que ele se localiza na estrada principal que liga Dempassar a Ubud.
Entrada: doação voluntária / Sarongs são emprestados gratuitamente
Localizado em Mengwi, a tradução de seu nome, segundo meu motorista (confirmei depois), é “jardim bonito” – e realmente o é. Mas, pra ser sincero, o que mais me impressionou foram seus Meru, essas torres com “casinhas” sobrepostas que possuem um importantíssimo valor religioso para os hindus.
Entrada: Rp. 20.000 / Não precisa de sarong
Literalmente “caverna do elefante”, embora não haja nenhum elefante dentro da caverna. Nem fora. Conta a história que a imagem esculpida ao redor da caverna seria a de um elefante mas, no entanto, descobriu-se que a imagem era de um demônio – tarde demais para trocar o apelido.
Entrada: Rp. 20.000 / Sarongs são emprestados gratuitamente
Cercado pelas águas calmas do lago Beratan, no norte da ilha, este templo repousa tranquilamente enquanto seus visitantes tentam encontrar o ângulo estampado nas notas de 50 mil rúpias. Ostentando seu meru de onze níveis, ele é dono de uma plasticidade peculiar. Interessante também é presenciar as cerimônias comumente feitas nos outros templos do complexo.
Entrada: Rp. 50.000 (se quiser tirar a foto clássica com a nota na mão, assegure-se de ter outra na carteira… rs) / Não há restrição de vestimenta
E aí, qual templo você mais gostou? Já conhece Bali? Tem algum templo preferido? Deixe seu comentário!! 🙂
Saiba mais sobre Bali
O que fazer em Bali e nas ilhas Gili? Veja meu roteiro de 20 dias pela Indonésia
Conheça o Grand Whiz Hotel em Nusa Dua (Bali, Indonésia)
The Laguna, a Luxury Collection Resort & Spa (Nusa Dua, Bali)
Ilhas Gili, como escolher seu paraíso na Indonésia?
Assista aos nossos vídeos na Indonésia!
É isso aí, viajante! Antes de ir para outro post, deixe seu comentário, dúvida, dica, crítica, sugestão ao final da página. Responderemos com o maior prazer!
Salve os Pins e siga também nosso Pinterest!
Para a sua viagem
Reserve seu hotel pelo Booking.com
Alugue seu carro pela Rentcars
Compre seu chip internacional Mysimtravel
Viaje sempre protegido por um Seguro Viagem (usando o cupom INVETERADO5 você terá 5% de desconto)
Evite filas comprando antecipadamente seus ingressos e passeios pelo Viator, GetYourGuide ou TourOn
Solicite uma ajuda profissional para sua viagem! Entre em contato com a Reisen Turismo!Ao utilizar esses links, você ajuda o blog a crescer sem pagar nada a mais por isso!
Mais um final de semana chegou!! Vcs já fizeram planos?
#balneariocamboriu
#fimdesemana
#bigwheel
#fgbigwheel
#FelizDiaDasMaes pra Micca, a mamãe viajante, e pra todas as mamães!! 💗
Esse dia simboliza o ato mais complexo da nossa existência neste mundo, que é gerar uma VIDA!
Mais lindo que isso, é o dom de dar AMOR a um filho, biológico ou não, humano ou não. 👶🏻🐶
Mi, gratidão pelo amor que vc deposita todos os dias na nossa FAMÍLIA!! Feliz dia das Mães!!
Um beijo mais que especial às nossas mamães, vovós, bisas, titias, madrinhas e amigas-mamães!! 😘😘😘
#diadasmaes
#felizdiadasmaes
#balneariocamboriu
FELIZ PÁSCOA, VIAJANTES!!
🐾🐰
Que Deus abençoe a vida de todos vocês!!
🥰😍😘
#felizpascoa
#pascoa2022
#pascoa
Faaala, viajante!! Hoje a Micca faz aniversário 🎂🎈 e um novo ciclo se inicia! Ciclo este que já vem cheio de expectativas no campo pessoal e profissional, cheio de novidades, cheio de desafios, e também com muito amor e muita fé!! 🙏🏻
Amor, parabéns pelo seu dia, que sua vida seja sempre de repleta de amor, saúde, paz, sucesso e felicidade!! Obrigado por estar sempre ao meu lado, TE AMO MUITO!! Só pra cima, só pra frente!! 🎉🎉🎉
📷 @maiconmask
#viajanteinveterado #falaviajante #balneariocamboriu #pracima #prafrente #niver #aniversario
Amei aquele no meio da água, mas sistema de som nesse paraíso? Não combina né? Muito bom o post!
Realmente, não combina. Mas ainda assim vale a pena a visita, pois o local é fantástico! Obrigado pelo comentário. 🙂
Olá, meu Deus, vocês fotografam MUITO bem, parabéns! Que lugar espetacular hein? Não sou surfista, mas iria querer aproveitar de tudo um pouco em Bali… Muito legal esse post!
Obrigado pelo comentário e pelo elogio.
Sim, Bali e seus templos são espetaculares. Para viajantes como nós (não-surfistas), há diversas escolas de surfe pelas praias, assim dá para aproveitar Bali ao máximo. 🙂
Que fotos in-crí-ve-is !!!! Amei o post!
Opa, que bom que gostou. Obrigado!!
Com tantos templos bonitos, fica difícil de escolher um. Pelo lugar inusitado, escolheria Tanah Lot; mas a verdade é que deu vontade de visitar todos! =)
Pois é, mas vc não está sozinha, o Tanah Lot exerce um fascínio sobre as pessoas!! hehehe
Quanto lugar fascinante! Bali é um grande sonho que esperamos realizar algum dia! Seu post só aumentou a vontade de conhecer! Parabéns pelas belas imagens!
Legal, Itamar, espero que este post seja útil em seu futuro planejamento!
Que fotos mais lindas, amei ❤
Um lugar mais lindo do que o outro. Não sei escolher o meu preferido.
Preciso conhecer esses lugares.. =)
Escolher um é difícil… por isso visitei todos eles… hahaha
Nem gosto de lembrar que existem outros tantos milhares… Queria pode conhecer todos!!
Nossaaaaa, deixou mesmo! Tô boba como cada um é mais lindo que o outro. 🙂
Mas acho que o meu preferido foi o Tanah Lot, por ser o mais diferentaço, em cima da rocha. hahaha
Hehehe, é difícil escolher.. mas o Tanah Lot tá ganhando aqui nos comentários!!
Que fotos maravilhosas! Bali é um sonho de consumo! Excelente post, com boas dicas e bem detalhado. Espero utilizar as dicas em breve 🙂
Oi, Mariana. Espero que vc as utilize sim, e depois conte como foram as suas impressões!! 🙂
Ficou massa hein Gui. Belas fotos. Estou em uma delas.