Olá, viajantes! Hoje o assunto é muito sério! Chegou a hora de saber o que levar no mochilão de três semanas que tenho pela frente. Se você também vai fazer um mochilão e não sabe o que levar de bagagem, esse post vai te ajudar!
Recapitulando, no dia 16 de abril (2017) vou embarcar com mais dois amigos em uma viagem pelo Peru, Equador e Colômbia (leia o post completo de introdução a essa viagem). O nosso roteiro inclui desde trekkings na altitude até dias mais relaxados na praia. Esses destinos opostos requerem uma atenção especial pois não pode faltar nada na mochila. Em contrapartida, não dá pra levar muita coisa nas costas. É quase um paradoxo!
Como já tenho alguma experiência em mochilões, possuo uma lista referencial de bagagem. Lembrando que essas dicas seguem como base o meu estilo de viajar, que caracterizo como intermediário. Há os que preferem viajar levando quase nada e os que querem levar o guarda-roupas inteiro! Procure evitar os extremos.
Antes de apresentar a minha lista, valem algumas considerações…
Mala x Mochila
Para esta viagem, especificamente, vou de mochila. Por quê? 1. é prático estar com as mãos livres para carregar outras coisas e manusear mapas; 2. utilizaremos transporte público, onde a mochila é mais fácil de ser transportada; 3. caminharemos bastante nos trajetos estação/albergue/estação e as calçadas, quase sempre, não são ideais (andar pela rua pode ser perigoso).
Bagagem x tempo
Essa é uma das relações mais importantes e determinantes para que você não deixe sua mochila a ponto de explodir (portanto, siga essa dica levando em consideração o tamanho da sua mochila). Não importa por quanto tempo você vai viajar. Faça sua mochila para UMA SEMANA. Se você acha muito pouco, considere, no máximo, 10 dias – no máximo mesmo. Ah, você vai viajar por um mês? Não tem problema… Albergues costumam ter lavanderias próprias ou podem te indicar alguma lavanderia parceira que fique bem próxima. Quando estiver fazendo seu planejamento, já deixe previamente indicada a cidade em que você poderá lavar as roupas (escolha uma cidade em que você ficará dois ou mais dias), evitando, assim, possíveis transtornos.
Durante a viagem é bem possível que você tente reorganizar sua mochila e se depare com uma bagunça dessas! (Bruxelas, 2008)
Feitas essas considerações, agora sim, vamos à lista!!
Roupas
Acessórios
Artigos de higiene
Documentos
Diversos
IMPORTANTE: Sabe aqueles montes de apetrechos de viagem com mil e uma funções? Geralmente têm um visual bacana e dá vontade de comprar todos, mas… Esqueça! Você não vai usar nenhum deles.
É isso!! Para esta viagem, vou seguir essa listinha (com mínimas alterações, se necessário).
Organizar a bagagem não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é muito importante analisar bem o roteiro em virtude das temperaturas e condições climáticas que podemos encontrar.
Em breve, farei um outro post com mais dicas sobre bagagem. Fique ligado!!
Leia também
Meu segundo mochilão pela América do Sul
Meu primeiro mochilão pela Europa
Mais um final de semana chegou!! Vcs já fizeram planos?
#balneariocamboriu
#fimdesemana
#bigwheel
#fgbigwheel
#FelizDiaDasMaes pra Micca, a mamãe viajante, e pra todas as mamães!! 💗
Esse dia simboliza o ato mais complexo da nossa existência neste mundo, que é gerar uma VIDA!
Mais lindo que isso, é o dom de dar AMOR a um filho, biológico ou não, humano ou não. 👶🏻🐶
Mi, gratidão pelo amor que vc deposita todos os dias na nossa FAMÍLIA!! Feliz dia das Mães!!
Um beijo mais que especial às nossas mamães, vovós, bisas, titias, madrinhas e amigas-mamães!! 😘😘😘
#diadasmaes
#felizdiadasmaes
#balneariocamboriu
Muito bom, obrigada!