Fala, viajante! Hoje vamos conversar sobre o termo flashpacking e seus representantes, os flashpackers. Será que você é um flashpacker? Vamos descobrir!
O termo flashpacking surgiu para designar um grupo específico de viajantes. Mas antes de entrar em detalhes, vamos falar de um termo que você provavelmente já conhece: backpacking.
Antigo conhecido dos viajantes independentes, backpacking (ou mochilar) é um estilo de viagem econômica. A grande maioria de seus praticantes, os backpackers, opta por acomodar-se nos quartos compartilhados dos albergues – sempre visando economizar. É claro que a cultura mochileira vai muito além disso, mas isso é assunto pra outro post!
O termo flashpacking pode ser novo para muitas pessoas, pra mim também é, mas o conceito vem crescendo há anos e já é tendência na forma de viajar.
Pode-se dizer que os flashpackers são mochileiros “mais velhos”, ou mais experientes. Viajantes que já mochilaram quando eram mais jovens e hoje possuem um maior poder aquisitivo. Entretanto, esses viajantes não abrem mão do bom custo-benefício, de conhecer outros viajantes e de vivenciar o destino do ponto de vista local. Ou seja, três características de quem gosta de se hospedar em um hostel.
Segundo a professora e pesquisadora da USP, Mariana Aldrigui, o flashpacking é um termo originalmente australiano, um destino muito conhecido dos backpackers ou mochileiros. “Há cerca de dez anos, alguns estabelecimentos optaram por direcionar sua promoção para ex-backpackers, que não perderam o espírito aventureiro, mas conseguiram ampliar suas possibilidades de gastos em viagens, aliando conforto, tecnologia e aventura”, explica.
Portanto, o flashpacking não é um conceito que enquadra novos viajantes, mas sim aqueles que deram um upgrade em sua forma de viajar, sem perder a essência. É, em partes, o que nos acostumamos a chamar de mochileiro Nutella. E não há nada de mal nisso!
Contando com o crescimento deste conceito, hostels do mundo todo passaram a investir em quartos privativos e acomodações fora dos padrões para atrair este tipo de público, criando experiências únicas. “Aqui valorizamos cada minuto da estadia dos nossos hóspedes. Sabemos que somos parte fundamental para o sucesso da viagem de cada visitante”, conta Felipe Gamba, proprietário do Hostel da Vila, em Ilhabela, que possui suítes temáticas e cabanas privativas com ar condicionado e todo o conforto que casais e famílias precisam. “A experiência de passar a noite em uma de nossas cabanas certamente foge da forma convencional de se viajar, é algo único”, completa Felipe, que já viajou por mais de 60 países e está constantemente em busca de soluções inovadoras para oferecer aos seus hóspedes.
Felipe Gamba, proprietário do Hostel da Vila em Ilhabela. Fotos: divulgação.
A professora Mariana conta ainda que, tanto flashpacking como glamping (palavra criada com a junção de glamour + camping, ou seja, camping com luxo). São dois conceitos que evoluem a partir da mesma premissa: não abrir mão da experiência, da intensidade dos encontros e do aprendizado que só as viagens permitem, mas garantir que conforto, segurança, privacidade e – algumas vezes – até luxo estejam presentes. “O flashpacker é aquele viajante que escolhe hostels bem localizados, com acomodações privativas e tem a expectativa de viver experiências autênticas”, conclui.
No Brasil, houve um boom de hostels abrindo antes da Copa do Mundo de 2014 e, com isso, o conceito do flashpacking começou a chegar no país. Até então eram poucos os hostels de qualidade e apenas em destinos muito visitados por estrangeiros. Hoje existem bons hostels em quase todas as cidades ou destinos turísticos e a criatividade parece não ter limites.
No Hostel da Vila, por exemplo, são oferecidas diversas atividades aos hóspedes, como festas, happy hours, passeios exclusivos de lancha, cursos e saídas de mergulho autônomo, experiência de vela oceânica, aula de yoga, entre outros. “É necessário superar as expectativas e dessa forma criar um vínculo importante com o cliente, que certamente irá retornar outras vezes” completa Felipe.
Fazendo um retrospecto dos meus mochilões, fica fácil descobrir!
Analisando o histórico, dá pra ver que a partir do meu terceiro mochilão (2013), comecei a dar mais importância para a privacidade, a segurança e o conforto. Em todos os casos, dei preferência aos hostels, preservando a essência mochileira.
Sendo assim, vejo que o flashpacking é uma evolução natural do backpacking. E, por isso, todo flashpacker já foi backpacker. Quanto ao mochileiro Nutella, é engraçado, mas nem sempre podemos rotular um flashpacker com esse termo. Vamos deixá-lo apenas para as piadinhas!! 🙂
E você, viajante, em qual termo se enquadra melhor? Conta pra gente nos comentários!
Agradecimentos: B4Tcomm e Hostel da Vila
Para a sua viagem
Reserve seu hotel pelo Booking.com
Alugue seu carro pela Rentcars
Compre seu chip internacional Mysimtravel
Viaje sempre protegido com Intermac Seguros
Evite filas comprando antecipadamente seus ingressos e passeios pelo Viator
Solicite uma ajuda profissional para sua viagem! Entre em contato com a Reisen Turismo!Ao utilizar esses links, você ajuda o blog a crescer sem pagar nada a mais por isso!
Faaala, viajante!! No último final de semana, aqui em Balneário Camboriú, rolou o @sccustomshow. O evento reuniu milhares de adeptos, admiradores e curiosos da Kultura Kustom do Brasil e do exterior. Carros, motos, muito rock 'n' roll, mercado de pulgas, pin-ups, tattoo, piercing e food trucks trouxeram uma atmosfera incrível ao @expocentrobc. Parabéns aos organizadores e expositores!! Já estamos esperando o próximo!!
Nos próximos dias ainda vão rolar muitas fotos e vídeos do evento aqui no nosso insta. Fiquem ligados também no nosso canal do YouTube, pois vamos publicar um vídeo exclusivo sobre o evento!
#sccustomshow
#kulturakustom
#BalneárioCamboriú
#santacatarina
#customizacao
Fala, viajantes!!!!
Hoje é um dia muitooo especial pra gente!
Dia de comemorar o aniversário do Guiii!!
Parabéns amor, eu te desejo as melhores coisas da vida. Que esse novo ciclo venha pra trazer mais realizações, sucesso, alegria e também muitas viagens!!
Só posso agradecer ao papai do céu pela sua vida. Eu e a Lala te amamos demais!!!
🎂🍾🥂🥳🎈🎁🎉😍
Mais um final de semana chegou!! Vcs já fizeram planos?
#balneariocamboriu
#fimdesemana
#bigwheel
#fgbigwheel
#FelizDiaDasMaes pra Micca, a mamãe viajante, e pra todas as mamães!! 💗
Esse dia simboliza o ato mais complexo da nossa existência neste mundo, que é gerar uma VIDA!
Mais lindo que isso, é o dom de dar AMOR a um filho, biológico ou não, humano ou não. 👶🏻🐶
Mi, gratidão pelo amor que vc deposita todos os dias na nossa FAMÍLIA!! Feliz dia das Mães!!
Um beijo mais que especial às nossas mamães, vovós, bisas, titias, madrinhas e amigas-mamães!! 😘😘😘
#diadasmaes
#felizdiadasmaes
#balneariocamboriu
Fala, viajantes!!!!
Hoje queremos compartilhar com vocês um restaurante incrível. O @recantorestaurantefabio fica em Itapema super pertinho de Balneário Camboriú!
Além da comida ser sensacional o lugar simplesmente é perfeito.
Então já salva essa dica heim!!
🤗🤗🤗
#balneariocamboriu #itapema #sc #santacatarina #restaurante #praia #dicas #viajanteinveterado #reels
Muito bom!!! ???