Fala, viajante! Você teve seu voo atrasado e seus planos foram pro beleléu? Sabia que você pode ser indenizado por causa disso? Nesse post vamos explicar como você poderá receber a sua indenização sem sair de casa.
Os atrasos de voo acontecem com uma grande frequência. Todos os dias, por motivos diferentes, voos atrasam pelo mundo todo. O que nem todo mundo sabe, é que pode ser facilmente indenizado por isso.
Caso prefira, ao final desse post temos essas informações em vídeo.
Voo atrasado? Quem nunca passou por isso?
Como disse anteriormente, o atraso nos voos é algo corriqueiro e eu garanto: se você ainda não passou por isso, prepare-se, sua hora vai chegar! Não me leve a mal, viajante, mas estamos falando de um fato tão frequente que é quase impossível ser uma exceção à regra.
Eu já passei por isso muitas vezes e a mais marcante foi em Punta Cana. O voo atrasou tanto que perdemos a nossa conexão e tivemos que pernoitar no Panamá.
Por quais motivos um voo atrasa?
Existem muitos motivos capazes de determinar o atraso de um voo. Aqui, vamos conhecer alguns dos motivos mais comuns.
Problemas com a aeronave: algumas vezes a aeronave pode apresentar uma falha pequena, que pode ser consertada antes da decolagem. Porém, é provável que isso gere um atraso no voo;
Condições climáticas: chuva, vento, neve, entre outros fatores, podem impedir decolagens e aterrissagens. É bastante comum um aeroporto ser fechado por alguns minutos ou algumas horas, devido ao mau tempo, acarretando o atraso (e até mesmo o cancelamento) de vários voos;
Espera por passageiros: em alguns casos, quando há voos com conexões e as mesmas atrasam, a companhia aérea precisa esperar os passageiros para o próximo voo, o que acaba gerando um novo atraso. Há ainda, passageiros que despacham suas malas e, por algum motivo, demoram a embarcar. Enquanto a equipe de terra anuncia os nomes, a partida vai atrasando.
Voos lotados: até mesmo a ocupação de um voo pode ser responsável pelo atraso do mesmo.
E, não importa qual o motivo do atraso, os passageiros sempre terão seus direitos garantidos.
Quais são os nossos direitos de acordo com a ANAC?
Bom, em primeiro lugar nós temos direito de acesso à informação. Ou seja, as cias aéreas têm o dever de nos informar: o status do voo, se está no horário ou se vai atrasar. É dever das cias atualizar as informações a cada 30 minutos. E, caso o voo seja cancelado, os passageiros devem ser informados imediatamente.
Agora vamos supor que o voo já foi cancelado. Aí você pode embarcar no próximo voo da cia (respeitando o mesmo destino e as escalas), ou ainda ser realocado em um voo de outra cia, se for uma opção melhor. Saiba mais sobre voos cancelados neste outro post.
Além disso, outro direito é a assistência material:
A partir de uma hora de espera para o próximo voo, as cias aéreas têm que fornecer meios de comunicação (basicamente: internet e telefone);
A partir de duas horas de espera: as cias devem fornecer alimentação;
A partir de quatro horas de espera: hospedagem e traslados. Lembrando que se você reside na cidade onde o voo foi cancelado, eles só precisam fornecer os traslados até a sua residência.
No caso de atrasos superiores a quatro horas, o passageiro terá direito à indenização por danos morais, independente de já ter recebido assistência material.
O que eu tenho que fazer pra receber indenização se meu voo atrasou?
É importante saber que, mesmo que a cia aérea tenha cumprido todos os deveres citados, se você não viajou, ou chegou ao destino final com mais de quatro horas de atraso, ou ainda, se você foi avisado sobre o cancelamento com menos de 72 horas do horário de partida do voo, você pode pedir uma indenização por danos morais.
E lembre-se: se você teve problemas com voos de até dois anos atrás, você ainda pode reivindicar uma indenização, basta ter uma foto ou um print da sua passagem.
Para isso, guarde tudo. Você deve guardar seus cartões de embarque do voo atrasado e do novo voo (se você foi realocado), e-mails de confirmação de compra, solicite também à cia uma declaração do ocorrido, tire fotos do painel, enfim… Esteja devidamente documentado para provar o que aconteceu.
Dai é só você clicar no botãozinho abaixo para reivindicar a sua indenização junto à empresa Resolvvi.
Veja como é simples:
Primeiro, você descobrirá (online) se é elegível ou não à indenização;
Aí é só você cadastrar o pedido e assinar os documentos, tudo é feito digitalmente;
Uma equipe de especialistas da Resolvi vai analisar o seu caso e buscar um acordo com a cia aérea;
Se houver acordo, ótimo. É só aguardar a sua indenização;
Se não houver acordo, a Resolvvi entrará com um pedido judicial. Se a decisão for favorável, você receberá sua indenização, caso contrário você será informado que não ganhou a ação.
Quais as vantagens de fazer o pedido com a Resolvvi?
Em primeiro lugar (e o mais importante): não tem nenhum custo inicial, você só vai pagar se ganhar a indenização (o valor cobrado é de apenas 30%);
Você não terá que ficar enviando papelada, é tudo online, tudo digital;
Esqueça o estresse, você não precisa nem sair de casa.
Então, viajante, não perca tempo. Clica no botãozinho rosa e comece a pensar na sua próxima viagem com essa grana que você poderá receber!
É isso aí, viajante! Antes de ir para outro post, deixe seu comentário, dúvida, dica, crítica, sugestão ao final da página. Responderemos com o maior prazer!
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