Fala, viajante! Você teve seu voo cancelado? Sua viagem foi pro beleléu? Sabia que você pode ser indenizado por causa disso? Nesse post vamos explicar como você poderá receber a sua indenização sem sair de casa.
Os cancelamentos de voos não são nenhuma raridade. Todos os dias, por motivos diferentes, voos são cancelados pelo mundo todo. O que nem todo mundo sabe, é que pode ser facilmente indenizado por causa disso.
Caso prefira, ao final desse post temos essas informações em vídeo.
Voo cancelado? Já aconteceu comigo.
Eu mesmo já tive um voo cancelado recentemente e recebi a minha indenização. Eu tinha um compromisso de trabalho, a cia aérea cancelou o voo. Pra piorar, não havia nenhum outro voo capaz de me levar ao destino em tempo de eu chegar para o evento. Obviamente, eu tive meus prejuízos mas, para minimizá-los, corri atrás e fui indenizado.
No meu caso era uma viagem a trabalho, mas eu poderia estar viajando a lazer que também teria direito à indenização.
Por quais motivos um voo é cancelado?
Existem muitos motivos capazes de determinar o cancelamento de um voo. Aqui, vamos conhecer alguns dos motivos mais comuns.
Mau tempo: no meu caso foi justamente isso que aconteceu. O tempo fechou e o meu voo não saiu;
Problemas na aeronave: o avião pode apresentar alguma falha e precisar de manutenção próximo da hora da decolagem. Isso já aconteceu comigo também. A cia pode cancelar esse voo e realocar os passageiros em outros;
Excesso de tráfego aéreo: isso acontece principalmente na alta temporada, quando o volume de passageiros e de voos aumenta bastante. É muito comum que voos sejam cancelados e a gente vê isso direto nos noticiários;
Problemas com a tripulação: a falta de tripulantes (que pode se dar por vários motivos) também pode ocasionar um cancelamento de voo.
Quais são os nossos direitos de acordo com a ANAC?
Bom, em primeiro lugar nós temos direito de acesso à informação. Ou seja, as cias aéreas têm o dever de nos informar: o status do voo, se tá no horário, se vai atrasar. E, caso ele seja cancelado, os passageiros devem ser informados imediatamente.
Agora vamos supor que o voo já foi cancelado. Aí você pode embarcar no próximo voo da cia (respeitando o mesmo destino e as escalas), ou ainda ser realocado em um voo de outra cia, se for uma opção melhor.
Nesses casos nos cabe ainda outro direito que é a assistência material:
A partir de uma hora de espera para o próximo voo, as cias aéreas têm que fornecer meios de comunicação (basicamente: internet e telefone);
A partir de duas horas de espera: as cias devem fornecer alimentação;
A partir de quatro horas de espera: hospedagem e traslados. Lembrando que se você reside na cidade onde o voo foi cancelado, eles só precisam fornecer os traslados até a sua residência.
O foi voo cancelado e não vou mais embarcar
Isso foi exatamente o que aconteceu comigo. Eu ia viajar para participar de um evento. Como o voo foi cancelado e não havia meios de eu chegar para o evento, a viagem deixou de fazer sentido pra mim e voltei pra casa.
Nesse caso, nossos direitos são os seguintes: reembolso integral (incluindo as taxas) ou a remarcação de voo para uma data futura.
Essas opções excluem a assistência material, que citei anteriormente.
O que eu tenho que fazer pra receber indenização se meu voo foi cancelado?
É importante saber que, mesmo que a cia aérea tenha cumprido todos os deveres citados, se você não viajou, ou chegou ao destino final com mais de quatro horas de atraso, ou ainda, se você foi avisado sobre o cancelamento com menos de 72 horas do horário de partida do voo, você pode pedir uma indenização por danos morais.
E lembre-se: se você teve problemas com voos de até dois anos atrás, você ainda pode reivindicar uma indenização, basta ter uma foto ou um print da sua passagem.
Para isso, guarde tudo. Você deve guardar seus cartões de embarque do voo cancelado e do novo voo (se você foi realocado), e-mails de confirmação de compra, solicite também à cia uma declaração do ocorrido, tire fotos do painel, enfim… Esteja devidamente documentado para provar o que aconteceu.
Dai é só você clicar no botãozinho abaixo para reivindicar a sua indenização junto à empresa Resolvvi.
Veja como é simples:
Primeiro, você descobrirá (online) se é elegível ou não à indenização;
Aí é só você cadastrar o pedido e assinar os documentos, tudo é feito digitalmente;
Uma equipe de especialistas da Resolvi vai analisar o seu caso e buscar um acordo com a cia aérea;
Se houver acordo, ótimo. É só aguardar a sua indenização;
Se não houver acordo, a Resolvvi entrará com um pedido judicial. Se a decisão for favorável, você receberá sua indenização, caso contrário você será informado que não ganhou a ação.
Quais as vantagens de fazer o pedido com a Resolvvi?
Em primeiro lugar (e o mais importante): não tem nenhum custo inicial, você só vai pagar se ganhar a indenização (o valor cobrado é de apenas 30%);
Você não terá que ficar enviando papelada, é tudo online, tudo digital;
Esqueça o estresse, você não precisa nem sair de casa.
Então, viajante, não perca tempo. Clica no botãozinho rosa e comece a pensar na sua próxima viagem com essa grana que você poderá receber!
É isso aí, viajante! Antes de ir para outro post, deixe seu comentário, dúvida, dica, crítica, sugestão ao final da página. Responderemos com o maior prazer!
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