HEADER SITE - VIAJANTE INVETERADO

Mergulho com tubarão branco na África do Sul

  • 10/11/2018
  • 1 comentário
  • Por: Guilherme Goss De Paula

Fala, viajante! Este post é dedicado para aqueles que, assim como eu, gostam de sentir a adrenalina durante uma viagem. E para aqueles que enfrentam seus medos para contar boas histórias de viagem. Portanto, se você tá a fim de saber como é o mergulho com tubarão branco na África do Sul, se jeita aí e vem comigo!

reisen turismo viajante inveterado mergulho com tubarão branco na África do Sul

UM SONHO… DOIS SONHOS…

Se você é leitor do Viajante Inveterado ou conhece nosso canal no YouTube, já sabe que visitar África do Sul era um sonho de infância. Mas, talvez você ainda não saiba que mergulhar com o tubarão branco também era um sonho pra mim. Aliás, há alguns anos eu planejei morar por lá e fazer um trabalho voluntário junto às empresas que operam esses passeios. Os planos mudaram mas eu fui lá pra conferir!

SHARK CAGE DIVING – MERGULHO COM TUBARÃO BRANCO NA ÁFRICA DO SUL

mergulho com tubarao na africa do sul

Eram 3h da madrugada quando meu despertador tocou no quarto do hostel Never@home, na Cidade do Cabo. Eu mal havia dormido, tamanha era a minha ansiedade para fazer esse passeio que eu esperava há, no mínimo, 10 anos. A van da Planeta África passou no hostel pontualmente, às 4h15. E embarcamos para Gansbaai, uma das mais populares “residências” dos tubarões brancos ao redor do mundo!

Aproveitei para dormir mais um pouquinho durante a viagem, que levou pouco mais de duas horas. No meio do caminho a van fez uma parada em um posto para tomarmos um café e esticarmos as pernas.

Antes das 7h já estávamos em Gansbaai, em frente à operadora Sharklady Adventures, uma das muitas que fazem esse tipo de passeio. Assinamos um termo de responsabilidade (como em toda atividade que envolve riscos) e tivemos um briefing. Todas as instruções de segurança (de tudo e de como deveríamos fazer durante o passeio) foram passadas.

Após as instruções, seguimos a pé (por poucos metros) até o ponto de embarque. Éramos 23 pessoas no total, sendo 18 participantes e 5 tripulantes. O embarque foi feito em terra, quando o barco ainda estava sobre a carretinha. Em seguida, foi se afastando e nos lançou no mar.

O barco deu a partida e lá fomos nós. Além da expectativa de encarar um tubarão branco, outras questões “bacanas” que envolvem o passeio foram: a temperatura da água a 12ºC e o cheirinho de sangue e carcaças que são lançadas ao mar para atrair os bichões.

O ponto que o nosso barco parou era próximo à praia e já havia alguns barcos por lá. A gaiola foi colocada na água, ao lado do barco, e nós fomos divididos em três grupos de seis pessoas. Antes mesmo do primeiro grupo entrar na água, recebemos a visita de alguns tubarões menores e, em seguida, o grande tubarão branco deu o ar da graça! Fomos avisados que, se tudo desse certo, cada grupo faria dois mergulhos. Devidamente vestidos, com um grosso macacão de neoprene, o primeiro grupo entrou na água. O tubarão apareceu várias vezes e eu estava ainda mais ansioso para entrar na gaiola!

mergulho com tubarao na africa do sul

A HORA DA VERDADE!

Chegou a minha vez de cair na água. Achei o esquema bem tranquilo e seguro. Nem a temperatura da água me assustou, pois a roupa de neoprene deu conta do recado. O tubarão apareceu em intervalos maiores mas deu pra curtir bastante. O único inconveniente era a pouca visibilidade, pois a água estava turva, e não conseguíamos enxergar muito longe debaixo d’água. No entanto, o great white shark chegou pertinho para ser visto! Que momento!

mergulho com tubarao na africa do sul

mergulho com tubarao na africa do sul

O terceiro grupo fez seu mergulho e as aparições começaram a diminuir. Quando o primeiro grupo mergulhou pela segunda vez, os tubarões já não apareceram mais e o passeio foi encerrado.

É importante entender que a aparição dos tubarões pode ou não ocorrer, visto que eles estão em seu habitat natural e não engaiolados. Pelo contrário, os engaiolados somos nós! =)

Eu gostei bastante da experiência e quero repetir sempre que possível!

Retornamos à base, tomamos um lanchinho (incluído no passeio) e assistimos ao vídeo da nossa aventura com imagens fantásticas. Depois ainda deu tempo de correr rapidinho em algumas lojinhas pra comprar suvenires!

Com todos embarcados, sãos e salvos, a van partiu de volta rumo à Cidade do Cabo.

QUAL EMPRESA ESCOLHER PARA FAZER ESSE PASSEIO?

O Shark Cage Diving é um passeio bastante popular na África do Sul e em alguns outros países do mundo.

Eu trabalho no turismo desde 2009 e vira e mexe aparecem empresas oferendo verdadeiros milagres por aí. Mas, como costumo dizer, muitas vezes a gente só descobre se a empresa é boa ou não quando temos um problema. Por isso eu escolhi fazer todos os passeios na África com a Planeta África, uma empresa super especializada no destino e que nos deu toda a assistência necessária. O melhor de tudo é que a Planeta África tornou-se parceira da nossa agência oficial, a Reisen Turismo. Isso quer dizer que você pode fechar os passeios aqui no Brasil, em reais, e contar com toda a nossa assistência antes, durante e depois da sua aventura!

QUANTO CUSTA O MERGULHO COM TUBARÃO BRANCO?

As saídas ocorrem diariamente e custam a partir de ZAR 1.750 sem traslados; ou ZAR 2050 com traslados de ida e volta desde o seu hostel/hotel na Cidade do Cabo.

Você vai gostar de assistir ao vídeo que gravei no dia dessa incrível experiência! Confere aí:

Os posts abaixo também vão te ajudar a viajar pela África do Sul:
City Sightseeing Cape Town: passeio de ônibus panorâmico
City Tour na Cidade do Cabo (Cape Town)
Cape Peninsula: Passeio ao Cabo da Boa Esperança
Table Mountain: o maior atrativo da Cidade do Cabo


É isso aí, viajante! Antes de ir para outro post, deixe seu comentário, dúvida, dica, crítica, sugestão ao final da página. Responderemos com o maior prazer!


↓ Salve esse Pin e siga também nosso Pinterest


Apoio

mysimtravel


Para a sua viagem

Reserve seu hotel pelo Booking.com
Alugue seu carro pela Rentcars
Compre seu chip internacional Mysimtravel
Viaje protegido. Seguro bom e barato é no Seguros Promo
Evite filas comprando antecipadamente seus ingressos e passeios pelo Viator
Solicite uma ajuda profissional para sua viagem! Entre em contato com a Reisen Turismo!

Ao utilizar esses links, você ajuda o blog a crescer sem pagar nada a mais por isso!





Booking.com





Guilherme Goss De Paula

Nascido em Tupã, no interior de São Paulo, sua primeira experiência internacional foi um intercâmbio na Alemanha - onde despertou seu interesse por conhecer o mundo. Trabalhou com turismo nos EUA, no Amazonas e em Santa Catarina. Graduou-se em Turismo e Hotelaria e abriu sua própria agência de viagens. Sempre em busca de novos destinos, acumula passagens por mais de 60 países. Como escritor-viajante, já participou de diversas edições dos guias O Viajante, além de ser colaborador voluntário dos sites TripAdvisor e Mochileiros.com. Sua melhor viagem é sempre a próxima!


Uma resposta para “Mergulho com tubarão branco na África do Sul”

  1. […] Hoje vamos embarcar em mais uma aventura pelo território africano. Pra quem já leu sobre o mergulho com tubarão branco, chegou a hora de sair da água e enfrentar as feras das savanas. É hora de encarar um safári na […]

Deixe uma resposta

Inline
Inline